Translate

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Quando a escova de dentes fala connosco...

Não, não estou a imaginar coisas. A minha escova de dentes fala mesmo comigo! Apita a cada 30 segundos, para se mudar de quadrante da boca, e abranda aos 2 minutos, tempo recomendado pelos dentistas para uma escovagem perfeita.

Aqui está a imagem da escova, e o respectivo parágrafo do manual de intruções, que não me deixam mentir.


"Um útil temporizador no cabo apita a cada 30 segundos para informar que deve passar para o quadrante seguinte da boca. A escova de dentes eléctrica informa quando tiver concluído os 2 minutos de escovagem recomendados pelos dentistas".


Falo nisto com algum espanto. 

Não é que, noutro dia, esgotei o stock de cabeças da minha escova electrica, modelo já idoso, com quatro anos. Lá fui ao Continente e... desespero! Uma série de modelos diferentes, tive de pedir ajuda, entre a impaciência e a humilhação. Gaita, era só uma escova de dentes! Lá escolhi uma cabeça que, claro, esforçou demais a idosa escova. Resultado, tive de voltar para comprar uma escova nova, sem pensar muito... 

Claro que não li as instruções, quem é que lê instruções das escovas de dentes? Pois logo no primeiro ensaio, a escova desatou a barulhar e a abrandar... Controlando a interrogação e o riso, fui ler o manual. Confirmou-se, a escova fala comigo. Ok.

E, de repente, percebi! Não é só a escova que fala connosco! Estamos rodeados de tecnologia cujo maior entertenimento é dizer-nos coisas, permanente e personalizadamente! Se não, vejam.

As boxes da TV aconselham os nossos filmes favoritos. As TVs avisam que vão desligar quando se aproxima a nossa hora de dormir. As livrarias, tipo Amazon, aconselham-nos livros, discos e filmes próximos das nossas preferências. Os motores de pesquisa, tipo Google, mobilizam-se para nos informar em que sites andámos e quais os que podemos querer pesquisar. O computador informa sobre os erros ortográficos, as actualizações em carteira, horas, alarmes, mensagens chegadas, mensagens a enviar, limpezas a efectuar. Os telemóveis, também, acrescidos de informação sobre os gastos efectuados. A caixa multibanco grita "retire o seu dinheiro". As caixas automáticas dos hipermercados dizem "coloque o artigo no saco, passe o cartão no leitor de cartões, retire o talão, obrigada pela preferência, volte sempre"...

Para não falar dos automóveis, que informam sobre tudo o que se passa, dentro e fora, luzinhas a piscar, ecrans no vidro dianteiro, e a vozinha simpática, às vezes chatinha, do GPS.

E a bola de futebol que regista os movimentos? E a roupa, que monitoriza a saúde? E a Bimby? E o forno eléctrico? E a Actifry? E o frigorífico que informa sobre as faltas de stock?

Só falta mesmo a caneta que assinala os erros, como lembrou o Nelson Trindade, que reviu este post. Dava imenso jeito aos putos, e a todos os tótós que erram nos acentos...

Pois é, meus caros. Tudo à nossa volta fala connosco. E há tanto para ouvir... Gosto.

Esqueçam lá isso do "antigamente"...