Translate

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O Natal em família...tem que correr bem!!!


A família é a melhor coisa do mundo. E, vezes demais, só lhe dá valor quem já a perdeu.

Mas a família é, também, um microcosmos social e, como tal, é o espaço onde se cruzam os amores e os conflitos, as sintonias e as incompatibilidades. A família é, assim, o melhor e o mais complicado dos mundos.

E não há como o jantar de Natal para demonstrar isso mesmo, pondo à prova a resistência de todos os membros. Um anuncio da IKEA ajuda a ilustrar o problema...

 

Pois, mas esta noite tem que correr bem, e este post é para si, a quem coube organizar o Natal, este ano. Com um toque de profissional.

O jantar de Natal é, primeiro, "ambiance" e, depois, comida e bebida. As prendas, no final, serão o fecho de uma noite bem passada, selada com abraços e beijos, obrigadas e "adorei".

Vejamos a "ambiance", cujo elemento fulcral é a relação que se estabelecerá entre os membros da familia. E que relações são essas e como queremos que elas corram?

Comece por colocar, num papel, os nomes de todos os convidados, incluindo o seu. E ligue esses nomes entre si com setas verdes, se a relação entre eles for boa, com azul se for neutra, e vermelha se for conflituosa. Obterá, assim, um Sociograma, ou seja, um mapa das relações que o grupo estabelece entre si. O aspecto simplificado é, mais ou menos, este:


Analisando o mapa, saltará à vista quem concentra em si maiores tensões, quem é o isolado do grupo e quem é o animador e apaziguador. Você já sabia isto, mas num mapa fica bem mais claro. E nem pense em mostrá-lo, guarde-o ou destrua-o.

A partir daqui, cabe-lhe a si, ou a alguém em quem confia, gerir a teia de relações identificada. A palavra de ordem é não deixar detonar conflitos, e puxar pelo lado bom de todos.  Bem...ok, a ideia até é boa...

Como se faz? Vai rodar por todos, ter atenção a tudo o que se passa, e gerir o que for acontecendo. E com uma armadura de aço, porque você também será alvo de indirectas, piadas, e críticas declaradas. Reaja a tudo com um sorriso simpático, ou finja que não ouviu.

Gestão do espaço, primeiro. Lugares à mesa, não sente próximo pessoas que se dão mal, e rodeie os maus feitios de gente fixe. Grupos de conversa, afaste-se com aquele que estiver tenso ou a falar de assuntos que, obviamente, vão dar sarilho. Peça-lhe ajuda, dê-lhe uma tarefa qualquer para o entreter. Assuntos proibidos, religião, politica, futebol e vida privada dos presentes.

Importante. Não permita que ninguém seja alvo de troça ou censura. Se o assunto estiver a provocar tensão, mude de tema. Uma boa recordação da família é útil para desviar as atenções. Não ralhe com as crianças em frente de todos, isso vai humilhá-las e apenas serve para você mostrar aos adultos como se é um bom educador...Dispensável. Chame os putos à parte, discretamente, e corrija amigavelmente o que for preciso. Quanto aos adolescentes, e a menos que queira ter uma resposta insolente e uma série de portas a bater, use a mesma estratégia que com os miúdos.

A refeição. Faça questão de servir um menu de que todos gostem e preveja a existência de pratos e bebidas especiais para quem tem manias e anomalias. E divulgue junto de cada um a atenção especial de que foi alvo. Mimo, é o segredo.

Se quiser iniciar o jantar com um brinde à família, ajudará a criar uma onda positiva.

Na distribuição das prendas, faça festa a tudo o que for sendo oferecido entre todos, e tenha muita atenção pois esta é uma oportunidade para comentários maldosos. Desvalorize, ignore ou negue como se fosse uma piada.

Last, but not least, vá monitorizando a temperatura da sala. Demasiado quente ou demasiado frio criam desconforto físico e emocional.

E nem preciso de dizer que tudo isto tem de passar despercebido...

Avaliação final. Se tudo correr melhor do que o costume, esta será uma aprendizagem para o grupo. Sem o perceberem, todos vão sentir que, afinal, é possível estarem juntos e bem. E, da próxima vez, já entram na festa de modo diferente, o que fará com que ela corra ainda melhor.

Objectivo atingido. Uuuuf! Vale a pena, mas dá um trabalhão. Boa sorte!