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terça-feira, 27 de outubro de 2015

Orientar o futuro dos filhos? Esqueçam lá isso!


É possível adivinhar o futuro? Hum...duvido.

Fez anteontem trinta anos que o filme Regresso ao Futuro II tentou imaginar como seria a vida hoje. Bem…adivinhou muita coisa, menos a mais importante, aquela que revirou o nosso mundo – a Internet e as novas tecnologias de informação e comunicação.

Em 1971, em plena era de Marcelo Caetano, a SEDES desenhou quatro cenários para o futuro político de Portugal, e atribuiu-lhes graus de probabilidade. O cenário classificado como menos provável foi o que aconteceu, a Revolução de Abril de 1974.

Pois é...
Sem querer deprimir-vos, esqueçam lá a ideia de imaginar ou construir o Futuro. O Futuro é o lugar da incerteza, onde todas as previsões falham, onde todos os planeamentos derrapam.

Não vou falar de como falharam as perspectivas de bom emprego dos milhares dos nossos jovens licenciados. Nem das poupanças dos velhotes do BES. Nem da grande PT. Nem do país confiante que sofre a crise de 2008 e chega à bancarrota. Nem da grande Volkswagen que é uma fraude. Nem do Tony Blair que pede desculpa pelo erro do Iraque. Nem dos países emergentes cujas economias fulgurantes são, afinal, bem frágeis…Nem do…Nem da…

Pois, o Futuro é…NÃO FAÇO A MÍNIMA IDEIA!

Bom, mas se o Futuro é incerteza, o Presente está aqui, ao alcance da mão. E pode ser construído, centímetro a centímetro, minuto a minuto, evento a evento.

Bora lá, então, construir o Presente, o HOJE.

Olhando para vocês próprios e para os vossos filhos, o que vêem?

Têm acesso à informação disponível, conhecem-na, integram-na? Sabem procurar a informação que não têm? E procuram-na? Numa palavra, são multi-informados, em variadas dimensões?

Encaram sem ansiedade novas situações? E adaptam-se facilmente a elas? Procuram novas experiências, têm um espectro alargado de vivências e interesses? Encaram com normalidade a mudança de planos, tirando o melhor partido da nova situação? Numa palavra, têm flexibilidade comportamental?

Finalmente, e a cabeça, como funciona? Procura sempre novas perspectivas, outros pontos de vista, outras soluções para os problemas? O pensamento está desbloqueado, aberto a “virar a mesa”? Numa palavra, têm criatividade?

Ok, não vale a pena desesperar. 
A multi-informação, a flexibilidade comportamental e a criatividade são características que se podem adquirir, aprender, basta sair um pouco mais da toca…sacudir as teias de aranha e rever alguns pressupostos.

E porque é que estas três características são importantes no Hoje, e o que têm a ver com o tal Futuro?

Simples. É a diferença entre jogar golf e fazer surfNo golf, dão-se tacadas numa bola imóvel, numa posição anatómica duvidável. Coisinha mais chata…No surf, gere-se a incerteza da onda. Desafiante e divertido.

Assim, um Hoje ignorante, quieto e bloqueado é um desperdíco de capacidades. Por sua vez, um Hoje informado, dinâmico e inteligente é a condição necessária para que todas as potencialidades do indivíduo se desenvolvam como merece. 

Da mesma forma, um Hoje ignorante, quieto e bloqueado não consegue gerir a incerteza, a interrogação e a surpresa inerentes ao Futuro.  Por sua vez, um Hoje informado, dinâmico e inteligente tem mais condições para gerir o que terá pela frente.

Um vídeo para inspirar, sobre a criança e o adolescente que há em nós, e sobre a nossa inacreditável capacidade de aprender. 
                                                                        
   
Pronto, não matem a criança e o adolescente que há em cada um de nós. E façam-no todos os dias, não deixem para o Futuro. Essa é a garantia de que “o mundo pula e avança”.



LINK para desenvolver
Ken Robinson - Changing Education Paradigms