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segunda-feira, 11 de maio de 2015

Deixem os putos usar as tecnologias...também!

Tentar afastar as crianças da televisão, dos telemóveis ou dos computadores é, não só, absolutamente inglório, como vai isolá-las do grupo dos seus colegas e amigos. É afastá-las do seu presente e, mais grave, do seu Futuro.

 

Mas, para gerir esta situação, há duas palavras - TAMBÉM e BOM SENSO.

Este post é sobre o TAMBÉM.

Um recorte de jornal, que não consigo encontrar nos meus arquivos (desespeeeerooo!!!), relatava uma notícia giríssima. Em 1904, nos EUA, um médico afirmou que andar a 10 km/h numa bicicleta a motor era perigosíssimo! Isto porque, a esta velocidade estonteante, a pessoa abria a boca, enchia-se de ar e... rebentava!!!

E o que se disse quando surgiu o cinema! Hum..uma sala escura, um écran brilhante...as pessoas vão ficar cegas! Ou da fotografia, que roubaria a alma do fotografado...

Só para rir, vejam este filminho do Charlot que mostra bem o receio do Homem em relação à Máquina.


02:58

Esta é a atitude "normal" do ser humano face à novidade tecnológica, seja ela qual fôr. Desconfiança, medo, futuro negro...

E é por isso que, todos os dias, surgem notícias, estudos e relatos de coisas horrorosas que poderão acontecer a quem usa a televisão, o telemóvel, o microondas, o Facebook e sei lá que mais! Até o nosso prestigiado sociólogo, António Barreto, escreveu contra o telemóvel nos idos anos de 90. Enfim...

A verdade é que as novas tecnologias são não só inevitáveis, no presente e no futuro, como também estimulam o nosso cérebro de forma completamente diferente do "antigamente".

E sem me alongar muito sobre esta evidência, remeto-vos para um livro giríssimo, de 2006, de Steven Johnson, "TUDO O QUE É MAU FAZ BEM - Como os jogos de video, a TV e a Internet nos estão a tormar mais inteligentes". Aqui encontrarão o desafio de pensar mais à frente.

MAS...
se os miúdos têm que saber usar nas tecnologias quanto mais cedo melhor, tal como acontece com a aprendizagem de uma segunda língua (quanto mais cedo, mais se integra na sua "pele"), também têm que saber que a água não nasce nas torneiras e que o frango não é aquela coisa de pernas abertas das prateleiras dos supermercados...

Ou seja, a criança, com o seu potencial inegualável, tem que ser desenvolvida e estimulada em todas as direcções, sem radicalismos ou saudosismos.

A foto abaixo, e a sua legenda, colocam, em alternativa, a Tecnologia e a Natureza.


Mas isto é uma falsa escolha. A Tecnologia não se opõe à Natureza. Não é "Tecnologia ou Natureza". É, sim, "Tecnologia e, também, Natureza".

No campo da Civilização e da Cultura, há muitos outros exemplos de falsas escolhas. Temos de estar atentos. 

No próximo post, discutirei o BOM SENSO que acompanha este TAMBÉM. E vou ser ainda mais chata...


LINK para "old school", na SIC Noticias

LINK para Estudo inglês, no Observador

LINKs para aprofundar:

Blog de Nelson Trindade

Artigo de Catarina Marques Rodrigues no Observador